Em 02/05/2023 às 17h29

Controle de alergênicos em alimentos

Uma alergia alimentar é uma resposta do sistema imunológico do corpo a um alimento específico que é percebido como uma ameaça. As alergias alimentares são comuns e podem afetar pessoas de todas as idades. É importante saber o que procurar e como gerenciar alergias alimentares para evitar reações graves.

Papel da indústria - a indústria de alimentos tem papel chave na segurança alimentar, sendo de responsabilidade de toda a cadeia produtiva informar de forma clara e transparente a presença de alergênicos nos alimentos fabricados. O monitoramento deve acontecer desde os produtores rurais até o produto final, pronto para consumo. O maior desafio ao longo das etapas é controlar as possíveis contaminações cruzadas dos alimentos, o que normalmente é o ponto mais sensível da cadeia produtiva. Por exemplo, uma planta produtiva que trabalha com a fabricação de barras de cereais e utiliza os mesmos equipamentos para diferentes tipos de mistura. Para garantir que uma barra de cereal composta apenas de aveia e mel não contenha traços de outros alergênicos, como amendoim, toda a cadeia deve ser monitorada, desde os silos de estocagens dos grãos, os caminhões de transporte, os equipamentos de beneficiamento e ainda mais importante, o produto final. Assim, podemos colocar de forma segura no rótulo desse produto, que não contém amendoim.

Para um monitoramento eficiente e seguro, o uso de kits específicos, como a linha Lateral Flow da Neogen/3M Food Safety (veja foto) promove os resultados que conferem a segurança na produção de alimentos e declaração dos possíveis alergênicos presentes. A tecnologia é baseada em um teste imunológico, em que na presença do alergênico investigado há a formação de um traço da cor vermelha, lugar onde houve a ligação entre o anticorpo e a proteína alergênico. Os testes da Neogen/3M são um dos mais precisos e sensíveis no mercado, evidenciando pequenas quantidades do alergênicos, que por outros testes não seriam detectados. A detecção de alergênicos em alimentos é um dos mais importantes pilares da Cultura Food Safety, fazendo com que o alimento seja produzido de forma segura, garantido a nutrição e a saúde.

 

*Conrado Vieira, Doutor em Microbiologia, especialista em Food Safety, equipe técnica da ABC

Limpeza Doméstica

Produtos de limpeza para sua casa ficar mais limpa

SAIBA MAIS

Limpeza Profissional

Limpeza e higienização para indústrias de alimentos

SAIBA MAIS