Em 08/09/2025 às 16h37
O conhecimento em higiene industrial é primordial porque esse processo visa criar um ambiente seguro e livre de contaminações em toda unidade fabril, auxiliando de forma direta na excelência da qualidade do produto final.
Esse processo envolve agentes de higienização, condições de uso dos detergentes e sanitizantes, mecanismos de ação da higienização, bem como avaliar o processo de higienização, corrigindo eventuais falhas, monitorando a higienização e se adequando aos procedimentos da legislação atual.
O setor agroindustrial obteve nos últimos anos extraordinários avanços na industrialização de alimentos, com incrementos tecnológicos no desenvolvimento de novos produtos, processos e métodos de conservação, pois em qualquer tipo de processamento industrial de alimentos, é indispensável a manutenção das boas condições higiênico-sanitárias. Consequentemente, atende-se a um consumidor cada vez mais exigente em obter alimentos que não ofereçam riscos à sua saúde e de acordo com a legislação vigente.O processo de higienização nas unidades fabris de gêneros alimentícios visa, basicamente, não só eliminar ou reduzir (em níveis seguros do ponto de vista de saúde pública) a carga microbiana indesejável dos alimentos, como também excluir por completo contaminações por sujidades diversas, proporcionando um alimento seguro.
Etapas no processo de higienização
Tudo foi pensado e organizado cientificamente para que se tenha total segurança durante todo o processo na aplicação dos produtos químicos no processo de limpeza e higienização e sanitização.
Por todos esses motivos a ABC trabalha junto com seus clientes e parceiros, desenvolve e oferece produtos e soluções em limpeza e higienização para produção de alimentos seguros.
O Círculo de Sinner é um conceito fundamental na limpeza industrial, que descreve os quatro fatores principais que influenciam a eficácia de um processo de limpeza. Desenvolvido por Herbert Sinner, um especialista em tecnologia de limpeza, em 1959, este conceito tem relevância fundamental no processo de limpeza higiene e sanitização.
Autor: Por Luciano Chano - equipe Técnica de Vendas e Projetos ABC